Suas impressões x realidade

4 jan

Lá vem um post polêmico…. mas eu preciso dizer.

Todas as vezes que faço uma resenha de produto (e os que eu não gosto até agora, não vinha contar aqui pra vocês-mas vou começar a apresentar contando COMO usei e porque não gostei), eu levo em consideração o MEU TIPO de cabelo, MEU TIPO de pele, MINHAS preferências. Por isso é meio complicado julgá-los de maneira definitiva ou como verdade absoluta.

Entretanto, sei que muita gente acaba confiando na sua opinião e a tomando como a única verdade e isso não é legal.

Essa semana eu fiz uma pesquisa sobre um produto que estou usando nos cabelos, da Kérastase, para tratamento e recuperação dos fios. Queria saber se tem alguma outra maneira de usar, se acho mais barato pra comprar, etc…. e me deparei com um monte de comentários cruéis, sem razão de existir e um ódio gratuito inexplicável pela marca. Vou explicar…

Uma pessoa X (que não será revelada) fez um comentário sobre um produto relativamente novo no mercado (bem na época em que outras pessoas começam a buscar informações sobre ele antes de comprar) de maneira totalmente incorreta. Ela não tem obrigação de gostar, mas quando você se prontifica a falar de um produto, pelo menos tem que testar da maneira correta. Vocês não vão me ver chegando aqui e falando que um batom é uma bosta porque ele não pode ser usado como blush – porque essa não é a função / não é assim o uso recomendado do produto.E aí é claro que o resultado não será o esperado e que não vai dar certo.  Mas tem gente que faz.

Enfim… pouco tempo depois, por causa desse review (não vou dizer malfeito, porque ela fez direitinho, o problema é a falta de conhecimento técnico / prático para aplicar) tendencioso, muita gente que nunca nem usou o produto começou a falar muito mal dele, sem razão, sem conhecer, sem sequer ser o público para o mesmo… e ele é fantástico!!

Claro que como as pessoas tem tipos diferentes de cabelo / necessidade / pele e preferências, pode não dar certo, mas isso não justifica uma pessoa falar que a Kérastase é uma bosta, que os produtos são caros sem merecer e que não tem qualidade. Gente, esse tipo de afirmação é muito pesada para uma pessoa que, de certo modo, influencia muitas outras. Ainda mais depois de (como qualquer pessoa que entende um pouco mais da parte “de trás” dos cosméticos) perceber que ela não gostou simplesmente porque não sabe o que usar nem o que está fazendo com os cabelos, mas botou a culpa no produto. E outra… milagre também não existe! Não adianta você fazer relaxamento + tingir + progressiva + luzes em seguida e esperar que um shampoo/creme/hidratante/máscara/óleo recupere todos os danos de anos sem se tratar.

E não tem como tirar o mérito de uma empresa que investe tanto em pesquisa e desenvolvimento de produto (e que traz soluções inovadoras para tratamento capilar) e por gastar tanto nessas pesquisas e em matérias primas de alta qualidade e com a quantidade relevante de cada composto (para fazer o efeito esperado), tem um produto um pouco mais caro… é o preço e pronto. Se você pode pagar, ótimo, se não pode, não julgue por não ser tão acessível para você, ache soluções para o que você quer, o mercado cosmético no Brasil é fantástico e tem opções de todos os tipos, valores, indicações…. é só você procurar ou pedir ajuda para um especialista – é pra isso que eles servem… e sua opinião errada pode até atrapalhá-los – tem cabeleireiros que tem este produto incrível encalhado porque uma pessoa X disse pra todo mundo que é ruim e mesmo as pessoas que precisam dele, não querem comprar por causa dessa resenha errada!!! O produto vai até sair de linha sendo que a venda foi de 20% do esperado – ou seja, ninguém usou mas todo mundo detonou!!!

É muito importante, quando testar algo, verificar antes se é indicado para você (porque muitos produtos já vem com indicação pra te ajudar a escolher) e seguir as recomendações de uso. Se um shampoo por exemplo é para cabelos oleosos, se você tiver cabelos finos e secos, ele não vai ajudar a resolver seu problema. Sigam sempre as RECOMENDAÇÕES E INDICAÇÕES!!!!! Só isso!!!! Um shampoo de cabelos grossos e pretos será uma bosta para meus fios finos e loiros… e se eu me metesse a testar pra vir falar aqui pra vocês, é claro que não ia rolar!!!!!!! Pô, gente, um pouco mais de noção antes de falar bem ou mal de algo!!!!

O que eu quis mostrar neste post é que os leitores devem filtrar as informações e pesquisar antes de tomar decisões e conclusões precipitadas. Não é porque a Fulana falou que é ruim que é ruim mesmo!! Pode ser apenas um problema de utilização!

Na semana passada também estava conversando com minha Cabeleireira sobre alguns produtos. Muita gente aproveita que algo está na moda pra testar independente da recomendação. Foi o caso do óleo de Argan (e eu fui uma dessas pessoas)… é uma substância que é indicada para cabelos mais fragilizados, quebradiços e que tem um alto poder de restauração. Mas como qualquer coisa, se utilizado em excesso, pode estragar os fios, porque eles ficam sobrecarregados e isso pode fazer com que eles pareçam quebradiços, duros e etc. Isso significa que Argan é ruim? Não!!! Simplesmente não é ideal para você (nem pra mim) ou você não está utilizando corretamente.

Tomem cuidado com as diquinhas por aí…. ok?

Bjo

Anúncios

8 Respostas to “Suas impressões x realidade”

  1. Belezaf5 4 de janeiro de 2013 às 23:14 #

    ótimo esse seu post! Principalmente quando é alguém bem conhecido, ou solta flores ao ventilador ou merdas né? Eu já comprei produtos que as pessoas não gostaram, porque busco o melhor para mim e não fico me baseando 100% nas pessoas!
    Beijos e vou twittar!

    • Mia Brunelli 4 de janeiro de 2013 às 23:19 #

      Você tá certíssima!!!

      E aposto que tbm caiu já em papinho de q um produto era sensacional e no fim das contas era bem mais ou menos…

      Eu super filtro o q falam!!!

      • Belezaf5 5 de janeiro de 2013 às 16:10 #

        então eu pesquiso DEMAIS quando compro algo! kkkkkk Gracas a Deus faz tempo que não gosto de algo q compro com meu suado din din! ahahaha Beijos

  2. Tatiana Bandeira 4 de janeiro de 2013 às 23:15 #

    Qual era o produto Mia?? Fiquei curiosa!!!

    • Mia Brunelli 4 de janeiro de 2013 às 23:20 #

      Oi!

      É um creme de tratamento da Kérastase :)

      Vou fazer post sobre ele nos próximos dias :)

      • Tatiana Bandeira 10 de janeiro de 2013 às 01:07 #

        Aguardarei o post!!! Sou muito em cima do muro com a Kerastase, tem produtos que adoro e outros que acho que poderiam ser melhore$$…
        Parabéns pelo blog!!

      • Mia Brunelli 10 de janeiro de 2013 às 01:17 #

        Obrigada querida!!

        Então, a marca é cara, mas o produto é bom sim, viu??

        Bjo

  3. Mag 7 de janeiro de 2013 às 20:56 #

    Ótimo post! O “Problema” dessa difusão de informações é isso: pessoas que ganham notoriedade e saem falando bobagens e com gente que assina em baixo! Surreal. rs

Comentários!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: