Fim do verão e das manchas na pele!!

3 jun

O fim do verão é a melhor época para avaliar os estragos que o sol fez na sua pele, durante as férias e, caso se justifique, iniciar um tratamento antimanchas ou clareador.

Há cosméticos clareadores que podemos usar durante todo o ano, mesmo na praia, mas os tratamentos mais profundos tem melhor efeito quando são aplicados quando reduzimos a exposição da pele aos raios solares. A partir do momento em que as manchas aparecem é difícil eliminá-las, porque se situam na camada mais profunda da epiderme. E podem sempre voltar a aparecer, mesmo depois de um tratamento bem-sucedido, se a pele voltar a ser exposta ao sol.

A boa notícia é que todas as manchas podem ser tratadas e melhoradas, em qualquer altura, em qualquer idade e seja qual for o tipo de pele. No entanto, é um processo que exige tempo, paciência e persistência – e, num país ensolarado os cuidados de proteção solar tem de ser redobrados.

fotofacial

Mas de onde vêm, afinal, estas manchas que não nasceram conosco e que parecem se multiplicar ao longo dos anos?

À medida que os anos passam, a exposição aos raios solares deixa na pele novos sinais e manchas escuras que já não se vão embora com o final do bronzeado. Às primeiras sardas na ponta do nariz e nos braços até achamos bonitinhas, mas quando crescem e começam a invadir as mãos e o decote, o caso muda de figura. São um sinal de envelhecimento – um envelhecimento precoce, que tem mais a ver com o abuso do sol do que propriamente com a idade, podendo surgir antes dos 30 anos.

O aumento anormal e desordenado da pigmentação da pele, que leva à formação destes depósitos de pigmento concentrados, é um fenómeno desencadeado praticamente apenas pela exposição solar. O pigmento – a melanina – é uma defesa natural do nosso corpo e a pele a produz para se defender das radiações solares. Pode afetar todos os tipos e tons de pele, embora seja mais evidente nas peles mais escuras, que têm mais melanina.

Depois, existem vários fatores que acentuam o problema, porque aumentam a sensibilidade da pele às radiações solares: o processo da cicatrização (de feridas ou de lesões de acne), uma dermatite de contato, a toma de determinados medicamentos (alguns antibióticos, antidepressivos, tratamentos hormonais) ou mesmo a aplicação direta de certos perfumes e óleos essenciais, podem ter este efeito. Nas mulheres, as manchas na pele estão quase sempre relacionadas com alterações hormonais – resultantes da gravidez, da menopausa, da toma de contracetivos orais ou de medicação hormonal ou à exposição desprotegida ou muito frequente ao sol.

Uma parte das manchas, quando não são causadas pelo Sol, desaparecem naturalmente, no fim da gravidez ou quando se deixa de tomar o medicamento que as causou, mas mesmo assim é aconselhável complementar esta fase do processo com a utilização (temporária) de cosméticos antimanchas, para ajudar a uniformizar o tom e a luminosidade da pele. E o mais importante é não esquecer de se proteger com filtros solares!

Hoje já é possível reduzi-las e até mesmo mesmo eliminá-las com o auxílio de  cosméticos, mas em alguns casos pode ser necessária a intervenção de um médico dermatologista para eliminar as mais resistentes. Os primeiros cremes antimanchas que apareceram no mercado, à base de substâncias aclaradoras e reguladoras da pigmentação, eram para aplicação localizada. Hoje, já existem linhas completas que incluem cremes de dia e de noite, demaquilantes, séruns e máscaras, e que permitem criar programas personalizados de correção ou de prevenção. Além dos ingredientes clareadores que atuam diretamente nas manchas, estes produtos podem conter uma pequena percentagem de ingredientes esfoliantes e antioxidantes, como ácidos de frutos ou vitamina C, que oferecem um efeito geral de melhoria da luminosidade da pele.

Ainda que o objetivo destes produtos cosméticos seja reduzir as manchas e uniformizar a cútis, nãoprecisamos ficar com medo de que a pele fique mais clara do que antes, porque não se trata de alterar a pigmentação, mas de normalizar o comportamento da pele.

Abaixo tem algumas suugestões de produtos bacanas pra clarear e uniformizar a pele:

Cellular Power Infusion da La Prairie – link

Cellular Power Infusion

Renova a energia das células, dos tecidos e da pele. Diminui os sinais de envelhecimento, deixando a pele revitalizada e brilhante. Ajuda a reconstrução da estrutura e a renovação tecidular, recuperando a firmeza e a elasticidade da pele.

 

Brightening Protective Emulsion W SPF15 da Shiseido – link

Brightening protective emulsionRedutor de manchas de pigmentação, hidratante e ideal para peles normais a oleosas.

 

Le Blanc Serum Clarté da Chanel – link

Chanel le blanc serumSérum corretor de manchas que ilumina a pele, para deixá-la mais uniforme e radiante. A fórmula é enriquecida com TXC e Extrato de proteína da pérola, que corrige a luminosidade da pele e hidrata, impulsiona a ação brilho e mantém um alto nível de hidratação para um total de oito horas.

 

Even Better Clinical Dark Spot Corrector da Clinique – link

even better dark spotEsse é o mesmo que mostrei aqui para vocês.

Melhora a uniformidade da aparência da pele do rosto em 53%. Ajuda a reduzir o aparecimento de manchas escuras de hiperpigmentação. E ainda deixa a pele com uma textura super agradável!!

MAIS QUE RECOMENDADO!!! A linha também conta com hidratante facial que potencializa o tratamento.

 

Clarins Fluid Anti-Taches Mains SPF15 – link

Fluid anti taches mainsCreme para as mãos com fórmula e compostos que protegem das radiações e previnem o aparecimento e manchas de pigmentação, protege da radiação solar e retarda o envelhecimento celular.

 

Even Better Dark Spot C Hand Cream SPF15 – link

Even better handsHidratante especificamente concebido para combater a aparência das manchas escuras das mãos.

 

E para se prevenir das manchas, seguem algumas dicas:

Evite expor-se ao sol ou pelo menos use proteção solar máxima se:

– Está grávida;

– Toma a pílula anticoncepcional ou utiliza algum outro método contraceptivo hormonal;

– Está fazendo um tratamento hormonal;

– Está fazendo uso de antibióticos, anti-inflamatórios, antidepressivos ou diuréticos;

– Fez recentemente uma intervenção de cirurgia estética, como um tratamento de peeling ou dermabrasão;

– Se está fazendo qualquer tipo de tratamento antimanchas;

– Se aplicou na pele, nas últimas 24h, óleos essenciais cítricos (laranja, limão, bergamota…);

– Tem cicatrizes, de acne ou outras cicatrizes na pele, nas zonas que são expostas ao sol.

IMPORTANTE! Não esqueça de passar protetor mesmo se não for se expor ao sol! E se for, redobre os cuidados e utilize um fator de proteção mais elevado.

 

Beijinhos.

 

Ah! Os links acima são da Loja Glamourosa, uma loja Portuguesa de confiança e que envia para o Brasil cosméticos de alta qualidade. Os preços são justos, sempre tem um descontinho e eles reembolsam a taxa de importação se você for taxada! Os leitores daqui do It Beauty tem desconto adicional, basta usar o código “itbeautyblog” ao finalizar as compras.

itbeautyblog

Anúncios

Uma resposta to “Fim do verão e das manchas na pele!!”

  1. Diise 3 de junho de 2013 às 18:54 #

    Adorei o post!
    Cheio de explicações e indicações de produtos!
    Amei Mia!
    beijos

Comentários!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: