Saúde Ocular: a Limpeza dos olhos é importante para evitar inflamações

6 mar

Você também usa um monte de maquiagem nos olhos? Olha essa dica…. Comecei a usar esses lencinhos próprios para higiene dos olhos depois de uma irritação e virei fã!

O olho está exposto a bactérias, vírus, poluição, vento, uso de maquiagem, entre outros riscos, que podem causar sérios problemas de saúde e prejudicar a qualidade de vida.

A maioria das pessoas acredita que lavar o rosto é suficiente para manter os olhos limpos. Entretanto, alguns indivíduos têm mais tendência para formação de terçol (processo inflamatório na borda da pálpebra), secreções e caspas na borda dos cílios. A maquiagem usada também deve ser completamente removida, pois as glândulas presentes na borda das pálpebras podem ser obstruídas, irritando a pele em volta dos olhos e prejudicando a qualidade das lágrimas.

A falta da higiene da pálpebra contribui para o ressecamento ocular ou Síndrome do Olho Seco. Essa é uma das condições mais comuns na oftalmologia e pode gerar processos inflamatórios graves que prejudicam toda a estrutura do olho, predispondo o paciente a infecções e que em última análise podem diminuir a qualidade da visão. Embora afete todas as faixas etárias, de acordo com um estudo publicado pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO)[i], as doenças da pálpebra ocupam o segundo lugar das principais causas de doenças oculares em crianças.

As inflamações mais comuns são as conjuntitives e as blefarites. A conjuntitive é uma inflamação na membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras, podendo ser aguda ou crônica, proveniente de várias causas e afetar um ou os dois olhos. Já a blefarite (caspa nos olhos) atinge as glândulas da borda palpebral, que produzem a gordura natural presente na lágrima. Pode haver presença de microorganismos, inchaço, vermelhidão e acúmulo de secreções na pálpebra.

“A limpeza das pálpebras, principalmente da base dos cílios é extremamente importante para evitar infecções e inflamações palpebrais, para manter a qualidade da lágrima e, consequentemente, manter uma boa qualidade visual. Todos devemos disponibilizar um pouco do tempo para limpar as pálpebras. Da mesma maneira que lavamos os cabelos e escovamos os dentes, os cílios também devem ser limpos diariamente. Existem várias formas de realizar esta limpeza”, afirma a Dra. Luciene Barbosa, Chefe do Setor de Córnea e Doenças Externas da UNIFESP.

É recomendado que todas as pessoas façam a higiene ocular. Entretanto, algumas situações predispõem o paciente a maior necessidade de limpar os olhos, como terapia de reposição hormonal (homens e mulheres) ou desordens hormonais (deficiência andrógena e menopausa), alergia ocular, acne rosácea, psoríase, atopia, dermatite, caspa, pele oleosa, olho seco, usuários de lentes de contato, doenças sistêmicas como diabetes, artrite, disfunções da tireoide e hipertensão, uso de maquiagem ou cosméticos faciais.  

 
Systane Lid Wipes

Pensando na praticidade da higiene diária dos olhos, a Alcon®, divisão de produtos oftalmológicos do Grupo Novartis e líder mundial em cuidados com os olhos, lança Systane Lid Wipes para limpeza da região das pálpebras e cílios.

Systane Lid Wipes é o único produto do mercado brasileiro indicado para higiene ocular e remoção da maquiagem dos olhos que vem em formato de lenços umedecidos, embalados individualmente, estéreis, para uso imediato e fáceis de transportar.

Limpar os olhos diariamente é tão importante quanto escovar os dentes. A higiene ocular ajuda a prevenir, tratar ou diminuir a intensidade das inflamações na área dos olhos, como alergias oculares, blefarites e o ressecamento ocular, por exemplo.

Segundo a Dra Luciene, “como a higiene ocular deve ser incorporada na rotina diária, esta limpeza deve ser fácil, eficiente, indolor, confortável e prática. Tudo isso podemos encontrar no Systane Lid Wipes. É um produto eficiente para limpeza palpebral, que não arde e é fácil de usar e transportar, tornando a rotina da higienização ocular algo bastante simples”.

Importante 

Consulte sempre o oftalmologista. Ele é o profissional capacitado para diagnosticar e tratar as diversas condições oculares.
Bjos

Comentários!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: